segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

FORMAS DE LUTA

Há dias ouvi, não me recordo a quem, que Che Guevara foi um manipulador e um assassino (ou terá dito criminoso?). Enfim, é aquele tipo de afirmação que não me apetece discutir. Mas acabei agora mesmo de ler esta entrevista, da qual me apetece sublinhar este excerto:

A experiência da História é de que nunca um povo teve a possibilidade de se libertar sem que fosse de alguma forma uma resposta de baixo à violência de cima. Pode ter sido com guerrilha, com guerra, com insurreição, com greves gerais, mas nunca foi amavelmente. Nunca o poder disse “tomem, já me dei conta que é injusto”. A essência do capitalismo é ser como é: fazer trabalhar os demais (países ou povos) e acumular riqueza.


Não é fácil a quem detém o poder ter a percepção das injustiças que comete, mas muito menos fácil é a quem quer estar com o poder perceber que há formas de luta que se justificam pela força do inimigo enfrentado. É assim desde que há história das conquistas humanas, embora os acomodados dos tempos modernos prefiram pensar que não enquanto compõem o casaco Armani. 

Sem comentários: