quinta-feira, 20 de abril de 2017

NOSSA SENHORA



Leio no Público que a “ilha dos cães”, uma ilha-prisão para rebeldes e “terroristas” no tempo do colonialismo, prepara-se para ser transformada num centro turístico, com a construção de um resort no lugar da antiga prisão. No mesmo jornal, atenho-me à escandalosa notícia segundo a qual a Zara foi criticada por usar, numa saia entretanto retirada das montras, uma rã que é considerada um símbolo da extrema-direita norte-americana. Eis dois apontamentos noticiosos que captam bem o ar dos tempos, um ar infectado pela desvalorização da memória colectiva e por um aviltamento do simbólico enquanto energia conservadora dessa memória. Contra tal vírus é que não se conhece vacinação eficaz. Seria a educação, talvez, a cultura, por certo, essas duas dimensões da existência humana cada vez mais hipotecadas na formação de tecnocratas cuja insensibilidade esteja ao nível das competências exigidas pelo maravilhoso capital.


Ao alto, uma Nossa Senhora de Fátima em cristal, à venda no sítio da Vista Alegre pela módica quantia de €128. Já esteve a €182,60. É aproveitar. Como diz a minha amiga Maria João, não precisa de pilhas. 

3 comentários:

MJLF disse...

:D

MJLF disse...

A escultura quando se desenvolve na vertical vai toda parar ao mesmo sítio, sobretudo se for moderna, dificilmente escapa ao que é óbvio.

RFF disse...

:)
Muito Bom.
A Hipocrisia faz milagres.
Canonizem a Vista Alegre como homenagem à cegueira da irmã Lúcia.
E convidem o Francisco para escrever a encíclica do advento no beija-mão ao laico estado da nação...