domingo, 27 de janeiro de 2013

AS MIÚDAS JÁ NÃO GOSTAM DE ROCK ALTERNATIVO

Reuniu-se a confraria, em metade dos seus membros, no passado dia 27 de Janeiro, para mais uma celebração da vida além da crise. O local da reunião foi a tasca Copo 3, no Cartaxo, onde puderam os confrades degustar vários dos saborosos petiscos ali confeccionados, regados por um bom vinho da região. Concluído o repasto, foram as almas alimentar-se no Centro Cultural, erguido defronte ao largo da Praça de Touros, com concerto em dose dupla. Na primeira parte, os portugueses Aspen deram início às hostilidades com um post-rock mais pesado do que o frequente. O som, elevado acima do aconselhável, deixou-nos os tímpanos em estática e os nervos algo alterados. A música deste trio de Barcelos não canta de galo, mergulhando antes num tempestivo caudal sonoro para aí desafiar altas vagas com poderosos riffs de guitarra e uma enérgica secção rítmica:

 
 

Na cabeça do cartaz, os ingleses The Oscillation ecoam qualquer coisa intermédia entre o rock sónico de uns Band of Susans e o minimalismo destrutivo de uns Loop. Coadjuvados pela projecção de imagens psicadélicas, raramente superam a mediania de temas construídos sem pretensões orelhudas mas com uma certa presunção (das margens e dos paralelos) para a qual vai faltando a paciência. Seria demasiado pedir-lhes algo de novo, que não têm para oferecer, mas também é de menos esperar apenas que se encafuem atrás dos instrumentos a sacar ruídos abstractos sobre ritmos atraentes. Soam muito melhor no YouTube do que ao vivo:

 

 
Uma nota final: eram mais os pedais aos quais a guitarra de Demian Castellanos estava ligada do que as miúdas presentes na sala. Contando com a baterista da banda inglesa.

2 comentários:

A VIDA NUMA GOA disse...

Que dádiva conhecer essa banda.

Ganhei meu domingo e talvez mais que isso.

Anónimo disse...

Dia 24 de Abril será de regressar ao Cartaxo para os Psychic TV e Les Baton Rouge.

"Formados no inicio da década de 80 por Genesis P-Orridge, dos Throbbing Gristle, os Psychic TV são uma lendária banda inglesa avant-garde, famosa pela sua abordagem musical orientada para o choque e para a confrontação."

Isto promete porrada, da boa e grossa!! Atenção que os Les Baton Rouge são portugueses. Depois não digas que não avisei!

E paragem no Restaurante o Batalhoz

Ricardo